O RAIA é um projecto que surge, em Março de 2008, de uma parceria entre a Associação ALDEIA e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
Este projecto tem como finalidade constituir um espaço de valorização pessoal e colectivo, um centro de integração social que promova a participação cívica, a troca de saberes, a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, crítica e interventiva no conjunto da sociedade no âmbito ambiental.
Estamos numa época em que realmente devemos preocuparmo-nos com as nossas acções como elementos deste grande sistema em que vivemos – a Terra. Existe, então, uma grande necessidade de consciencialização ecológica.
A educação ambiental é de extrema importância pois o seu propósito é moldar os comportamentos das pessoas no sentido da preservação do ambiente, facto essencial para resolver os problemas ambientais, pois apenas uma mudança de atitudes poderá evitar o agravamento da nossa situação ambiental.
Nesta perspectiva, nasce este projecto de criação de um centro de aprendizagem, de integração e desenvolvimento cultural e ecológico destinado à população do concelho de Campo Maior e de outras regiões.
Os objectivos gerais do RAIA passam por:
- Promover a participação e organização da população em múltiplas actividades de carácter ambiental, cultural, cívico, de aprendizagem e de lazer;
- Propor o conhecimento e a análise de temas nos domínios da conservação da natureza;
- Orientar os diversos temas com vista à sua integração e contextualização nas tradições rurais locais;
- Propiciar o convívio, as relações interpessoais, a socialização e o contacto com outras culturas e outras tradições;
- Fomentar a memória pessoal e colectiva de modo a conseguir a organização e a conservação do património natural da comunidade campomariorense.
O RAIA funciona em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior (ver fotos)
Actividades do RAIA em 2009:
Workshop de Conservação de aves estepárias. Campo Maior. 7 e 8 Março
Passeio fotográfico pela Natureza. Campo Maior. 9 e 10 Maio
Oficina: Aves de papel. Campo Maior. 11 Abril
Curso: Identificação e Ecologia de Anfíbios. Campo Maior. 18 e 19 Abril
Saida de campo: Trilhos dos animais. Campo Maior. 26 Abril
Investigação a decorrer no RAIA:
Censos e monitorização de diversas de espécies de avifauna
Caracterização e interpretação de paisagem
PROJECTO SABERES E AMBIENTE
Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do programa AGIR Ambiente 2008 e pela Novadelta
Resumo
A sabedoria rural e o património natural da região do Alto Alentejo molda e sempre moldou as nossas planícies alentejanas. Qualquer acção dirigida à conservação da natureza terá de partir da consciencialização ecológica das populações numa perspectiva de dinâmica conjunta e activa. Com esta acção pretende-se formar os participantes e torná-los activos e autónomos na participação de acções ambientais.
Assim visa-se criar três grupos de três instituições distintas – Escola Secundária de Campo Maior, Centro Educativo Alice Nabeiro e Academia de Aprendizagem e Cultura (Universidade Sénior de Campo Maior) – utilizando como ponto de partida os seus interesses relativamente à área da biologia da conservação, e proporcionar aptidões que lhes permitam passar conhecimentos teóricos e práticos entre si através de actividades regulares e pontuais.
Apresentam-se, assim, como objectivos deste projecto de acção:
(1) Propor o conhecimento e a análise de temas nos domínios da conservação da natureza;
(2) Orientar os diversos temas ambientais com vista à sua integração e contextualização nas tradições rurais locais;
(3) Fomentar a memória pessoal e colectiva de modo a reforçar a organização e a conservação do património natural da comunidade campomariorense;
(4) Promover as relações inter-geracionais numa lógica de partilha de aprendizagens e valores.
Para mais informações sobre este projecto e actividades do RAIA contactar proj.raia@gmail.com ou 914749504 (Joana Galego)