Os passarinhos pertencem à Natureza!
Todos os anos são capturadas ou abatidas ilegalmente 130 mil aves selvagens em Portugal, muitas delas destinadas ao consumo ou cativeiro. A captura de aves, para além de ser um crime punível por lei, é um atentado à natureza e afeta-nos a todos!
Devemos denunciar estas situações ilegais. As denúncias são anónimas. A Campanha Contra a Captura e Abate Ilegal de Aves pretende dar a conhecer este problema, sensibilizar a população para denunciar estes crimes, colaborar com as autoridades de forma a fazer cumprir a lei e diminuir de aves mortas todos os anos.
Esta campanha é coordenada pela SPEA e conta com a parceria da ALDEIA - particularmente através do RIAS - da Almargem, da A Rocha e da LPN.
Sabe que as aves são importantes controladores de pragas de insetos? O seu desaparecimento terá consequências negativas para a conservação da natureza e também para nós.
Nesta fase da campanha pretendemos:
- Trabalhar sobretudo na zona do Algarve, uma das zonas mais problemáticas;
- Ir para o terreno e detetar as áreas mais afetadas e recolher dados;
- Trabalhar em conjunto com as ONGs parceiras da campanha, o SEPNA - GNR, o ICNF e a ASAE;
- Analisar as leis atuais relacionadas com o tema e propor alterações;
- Divulgar junto das populações locais e público em geral;
- Sobretudo, colocar este tema na ordem do dia!
Veja o vídeo com o Nuno Markl, com o apelo Os passarinhos pertencem à Natureza. Denuncie situações ilegais! (from SPEA on Vimeo).
Vamos trabalhar juntos para erradicar este crime!
Saiba tudo sobre esta campanha em http://www.spea.pt/pt/participar/campanhas/captura-e-abate-ilegal/
NOTA: Esta iniciativa vem dar continuidade aos esforços da campanha "Diga não aos passarinhos na gaiola e no prato", promovida pela SPEA em parceria com a ALDEIA (particularmente através dos centros de recuperação de fauna selvagem CERVAS e RIAS), a A Rocha, a Quercus, a ATN e o Parque Biológico de Gaia e que decorreu entre 2014 e 2015, com o objetivo de colocar na ordem do dia o tema da captura e venda ilegal de aves.