Os anfíbios são elementos importantíssimos nas cadeias e teias ecológicas, principalmente como controladores de insectos e outros invertebrados, como presas, ou como predadores. No geral, são bons indicadores biológicos e ambientais, já que necessitam de um ecossistema equilibrado para manterem sua diversidade. No entanto, na actualidade, representam um dos grupos com maior percentagem de espécies com um estatuto desfavorável a nível da conservação.
Estudos com comunidades de anfíbios têm proporcionado um maior conhecimento da “ecologia de comunidades”. Por serem de fácil observação, estarem sempre associados a cursos de água ou charcos em pelo menos uma fase de suas vidas e se encontrarem em grande número na época reprodutiva. Estudos de comunidades de anfíbios têm contribuído com importantes informações acerca da distribuição espacial e temporal, predação, comunicação e alimentação, para a elaboração de modelos acerca da estruturação de comunidades em geral.
Com esta acção pretende-se dar uma perspectiva geral da biologia dos anfíbios, dando realce às espécies representadas na Península Ibérica. Abordam-se os aspectos relativos à biologia, ecologia, biogeografia e conservação dos anfíbios.
Na componente prática será dada particular relevância à identificação taxonómica das espécies ocorrentes em Portugal e introduzir-se-ão os métodos de amostragem e as técnicas de monitorização apropriadas para os anfíbios.
FORMAÇÃO AMBIENTAL "Workshop de Identificação e Ecologia de Anfíbios"
18 de Abril 2009 em Campo Maior
ACTIVIDADE OPCIONAL: Desporto de Aventura- Iniciação à canoagem/Percurso pedestre
19 de Abril de 2009 em Campo Maior, Barragem do Caia