A anilhagem científica é um método de investigação que se baseia na marcação individual das aves. Por toda a Europa, mais de dez mil pessoas entusiastas e altamente experientes anilham regularmente aves, naquilo que poderá ser considerado como um fenómeno ímpar na investigação zoológica europeia e mundial.
A anilhagem é pois uma técnica de investigação científica na qual os amadores desempenham um papel primordial. A maior parte dos anilhadores são entusiastas não profissionalizados que contribuem com a sua experiência e tempo livre para o estudo das aves, enquanto os anilhadores profissionais pertencem geralmente a universidades e instituições de investigação.
Na maior parte dos países europeus, qualquer pessoa que pretenda vir a ser um anilhador deverá passar por um período de formação, durante o qual aprenderá a capturar e anilhar aves de modo correcto e seguro.
Em Portugal a maior parte dos anilhadores encontra-se localizada na região litoral, estando dificultada a formação a futuros anilhadores situados em regiões do interior.
|