A apicultura é uma actividade do meio rural que conjuga mais-valias económicas e ambientais. Se por um lado é uma actividade que complementa, tradicionalmente, o rendimento familiar da população local, por outro assume um serviço ambiental de polinização, dificilmente mensurável, mas reconhecido como de tendo um grande valor na manutenção da diversidade florística espontânea e cultivada.
A produção de mel é uma actividade antiga baseada no conhecimento profundo do comportamento da abelha e do enxame, como macro-organismo produtor deste alimento, e por isso, muito interessante em termos biológicos e etológicos.
Este curso, organizado em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, pretende munir os participantes da informação básica teórico – prática para a instalação de colmeias, num regime de exploração extensivo e/ou biológico. Está integrada num plano de revitalização dos terrenos da associação ALDEIA, onde se pretende começar a produzir mel.
Durante o ano, e conforme as actividades apícolas que decorram, serão realizadas sessões práticas dirigidas aos interessados que queiram acompanhar de perto a exploração apícola da ALDEIA e de forma a poderem aplicar os conhecimentos adquiros nas suas próprias colmeias.
A primeira destas sessões práticas realizar-se-à já no domingo seguinte ao do curso (18 de Março), altura em que será já possível formar novos núcleos.