"Arredem e façam largo
Deixem campo no terreiro
que vai entrar este soberano
que é senhor do mundo inteiro"
Assim começa o tradicional Julgamento do Entrudo, o ponto alto do Carnaval de Santulhão. Este Carnaval insere-se no ciclo das festas de Inverno que ocorrem um pouco por todo o nordeste transmontano.
Antes do Julgamento acontece um Cortejo onde os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia, acompanhados do Entrudo (boneco antropomórfico feito a partir de uma estrutura de madeira coberta com roupas velhas e enchida com palha). É um cortejo provido de grandes quantidades de farinha que vai sendo lançada por uns e outros, criando um ambiente de divertimento e algazarra geral. Ao terminar esta ronda, os participantes juntam-se num dos largos da aldeia para proceder ao Julgamento do Entrudo: um juiz lê os ofícios (em que se fala sobre alguns temas da actualidade, com elementos de sátira social) e de seguida deitam-se os bonecos para o meio do largo onde são espancados, queimados e arrastados, dando fim ao encontro ritual.
O objectivo desta actividade é dar a conhecer aos visitantes os tradicionais festejos do Entrudo de Santulhão, desafiando-os a registar o evento por meio de fotografia, com o intuito de organizar posteriormente uma exposição com as fotos seleccionadas dos participantes.