“ A oliveira dá-nos a azeitona, a azeitona dá-nos o azeite, o azeite dá-nos luz na candeia, saúde no mal e gosto no prato” (provérbio popular).
Na Terra Fria Transmontana a cultura da oliveira está representada pelo olival de minifúndio, associado a técnicas culturais ancestrais. Em Santulhão o olival tradicional é uma presença constante na paisagem. A colheita da azeitona faz-se entre os meses de Novembro e Janeiro recorrendo, ainda a métodos tradicionais, o varejamento ou vareja, utilizando varas de castanho ou freixo. A azeitona colhida segue depois para o lagar, onde é extraído o azeite, um produto de excelência, utilizado maioritariamente na alimentação, mas também empregue na medicina popular ou como lubrificante de alfaias agrícolas (o de pior qualidade).
Com esta actividade pretende-se que o participante fique a conhecer todo o processo de fabrico do azeite, desde a Oliveira até ao Lagar, passando um dia agradável no campo e experienciando a técnica tradicional da apanha da azeitona.