"Ao ferreiro da maldição, se tem ferro, falta-lhe carvão"
A Associação ALDEIA em parceria com a Associação Portuguesa de Tracção Animal - APTRAN têm vindo a desenvolver um ciclo de atividades que acompanham o calendário agrícola, nas suas mais variadas vertentes.
Pretende-se assim dar a conhecer e valorizar todas aquelas atividades agrícolas e florestais que ainda hoje fazem parte do quotidiano do Nordeste Transmontano e que representam um importante peso na economia familiar e da região.
Esta interação com as populações locais e os participantes vindos de outras regiões permitirá, sobretudo, incentivar a continuidade de modelos de desenvolvimento baseados na utilização racional dos recursos, compatibilizada com a preservação da agrobiodiversidade existente
Depois da abertura do ciclo de atividades agrícolas com os Dias de Outono, da-se agora continuidade a este ciclo agrícola com os Dias de Inverno: A Carvoaria na aldeia de Aveleda - Bragança.
O carvão tem acompanhado o percurso das sociedades desde os mais remotos tempos, sendo um produto energético primordial em muitos processos. O uso do carvão vegetal, resultado da combustão da madeira, possibilitou muitas vantagens para a vida social tais como o aquecimento das casas, a confeção dos alimentos e o fabrico de ferramentas.
Assim, a ALDEIA e a APTRAN propõem a realização dos Dias de Inverno: A Carvoaria, onde se pretende conviver e aprender com os habitantes locais de Aveleda todo o conhecimento associado a este processo, assim como as técnicas associadas à tração animal moderna -transporte a dorso e em veículos das sacas de carvão.
|