A ALDEIA pretende contribuir para que o Rio Sabor não seja afectado com a construção de uma grande barragem como a que está a ser projectada. Por isso, desde a sua constituição, a associação tem manifestado o seu apoio à Plataforma Sabor Livre, um conjunto de organizações nacionais e internacionais que tem demonstrado cientificamente que a construção da barragem teria impactes ambientais muito relevantes sobre o ecossistema do Vale do Sabor, razão pela qual, poderá não ser a melhor solução a longo prazo para o desenvolvimento da região.
Nesse sentido, têm sido desenvolvidas algumas actividades de pequena dimensão no âmbito do Turismo da Natureza, a que se pretende dar continuidade através de projectos que possam contribuir para o reconhecimento e aproveitamento das potencialidades do vale.
Por outro lado, a ALDEIA acolhe de forma pacífica e compreende perfeitamente as expectativas legítimas de parte da populaçâo que vê na barragem a resposta aos seus anseios por melhores condições de vida. No entanto, não partilha da visão e conceito de desenvolvimento regional que originam os argumentos e posições de algumas instituições e orgãos de comunicação social locais que exigem um “Sabor com Barragem”, independentemente das consequências negativas.