Como as artes e tradições rurais podem ser uma forma de promoção de uma região do país e uma forma de intercâmbio cultural entre países da Europa?
Durante os 9 dias do Intercâmbio “Enconteur for Rural Arts and Traditions”, os participantes tiveram a oportunidade de participar em actividades de intercâmbio cultural, de sensibilização ambiental e de promoção da cidadania, bem como podermos compreender e valorizar a importância das regiões rurais no desenvolvimento da Europa.
Foi possível mesmo encontrar entre os 5 países participantes vários elementos comuns ao desenvolvimento rural em cada um dos países.
Neste Encontro, através de uma educação não formal e a realização de actividades, participando e convivendo com a população local na realização de tarefas associadas ao mundo rural, os participantes puderam aumentar os seus conhecimentos, bem como a população local teve a oportunidade de se aperceber das inúmeras diferenças culturais existentes em toda a União Europeia.
Tornou possível também a cooperação e o envolvimento de vários participantes num projecto comum, quer na preparação, na sua realização e na obtenção dos resultados finais.
Após a apresentação do projecto a todos os participantes e criação de grupos, foi possível realizar um conjunto de actividades que enumeramos de seguida:
- Atelier de tintas naturais e sabão natural
- Atelier de Danças Tradicionais, com destaque para as danças tradicionais mirandesas
- Participação na Feira de Burros
- Visita do Castelo de Algoso
- Concretização de um herbário de plantas medicinais
- Fabrico de pão
- Atelier de Tear tradicional
- Passeio pedestre na aldeia de Uva, conhecida pelos seus 42 pombais tradicionais
- Atelier de Lavra Tradicional com burros
- Aprendizagem de técnicas tradicionais de agricultura
- Expedição fotográfica pelas aldeias do planalto Mirandês
Foi uma experiência gratificante para todos os participantes do I “Enconteur for Rural Arts and Tradicions”, e aguardamos por uma próxima oportunidade para realizar a II edição.