www.aldeia.org | Actividades | Artes e Tradições
Campanha captura ilegal
 
 

11 e 12 de Março de 2006

Construção de Muros de Pedra

Miranda do Douro - Atenor

 
Apresentação  |  Informações  |  Organização


Na construção de muros de pedras é necessário ter sempre em conta os recursos e tipos de pedra que existem em cada região, o material a escolher para a ligação entre as pedras e a técnica a adoptar para a construção.

Em relação às técnicas, podemos optar pela contrução sem e com aparelhamento. Na primeira, que é a mais utilizada na construção de muros em terrenos agrícolas, a construção é feita apenas com as pedras no estado em que se encontram no solo, ou seja toscas e irregulares tanto na forma como na dimensão. No segundo caso, o muro é construído com pedra aparelhada ou seja, trabalhada para o efeito, e que poderá ser ligada ou não com argamassa de barro e palha fina ou com argamassa de barro e cal hidráulica. Esta técnica é a que mais se aplica na construção das casas de habitação, em que as paredes são quase sempre revestidas com argamassa de barro e palha e posteriormente caiadas.

Na construção de muros, o primeiro passo consiste em cavar o alicerce até uma superfície firme, um pouco mais largo que a espessura do muro e a todo o seu comprimento. Também é importante colocar armações em madeira para cada extremo do muro, ligadas entre si por dois fios que servirão de guias durante a construção. À medida que o trabalho vai sendo feito, é conveniente ir colocando algumas pedras de maiores dimensões que a maioria das que se estejam a utilizar, de forma a conferir estabilidade a toda a estrutura. No final, para se evitar a queda e destruição do muro é conveniente colocar uma camada de terra fina em toda a sua superfície superior, pois funcionará como “ligante de todas as pedras. Uma outra opção é a colocação de algumas pedras lisas (capas) que servirão para evitar que as pedras mais pequenas caiam.


Copyright 2006 © www.aldeia.org
webmaster@aldeia.org