A ALDEIA é uma associação que tem como objectivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais.
A Associação foi constituída no Planalto Mirandês em Julho de 2003, região onde se pode ainda encontrar algum do melhor preservado património natural e cultural de Portugal. A paisagem, a biodiversidade e os modos de vida do seu povo tornam o Nordeste Transmontano uma das regiões mais privilegiadas do país, principalmente para quem procura um contacto próximo e genuíno com a Natureza e com o Mundo Rural.
Paralelamente, a ALDEIA aposta no desenvolvimento de actividades em diferentes regiões em parceria com diversas entidades locais, principalmente do Interior do país, desenvolvendo projectos na Serra da Estrela e no Algarve.
OS OBJECTIVOS
Os caminhos que a ALDEIA pretende percorrer, conhecer e divulgar são os da beleza romântica da vida no campo e nas aldeias, que apesar de dura e difícil, guarda muitos segredos e valores que simbolizam o respeito e a ligação equilibrada do Homem com a Natureza.
Na tentativa de divulgar e valorizar estes modos de vida, pretende-se criar novas ideias e linhas de acção para uma constante revitalização dos espaços rurais, recorrendo a novas tecnologias e renovando conceitos na busca de uma ruralidade moderna e dinâmica, mas também saudável e sustentável.
Em simultâneo, a associação pretende lançar um olhar atento sobre os problemas que afectam o Mundo Rural e a Biodiversidade, intervindo na compatibilização do progresso com o desenvolvimento sustentável e com a conservação dos recursos naturais.
AS ACTIVIDADES
A ALDEIA promove acções de educação e formação nas áreas do Ambiente e Conservação da Natureza; divulgação e valorização da cultura e das tradições rurais, e dinamização do voluntariado e associativismo.
Assumindo um carácter generalista e integrador, a associação tem tentado diversificar os tipos de actividades que organiza, bem como a abordagem que faz às diversas temáticas.
PARA SE ASSOCIAR À ALDEIA, ENTRE AQUI