A equipa de trabalho PEAR, da Associação Transumância e Natureza (ATN), iniciou em Outubro a instalação de Unidades para a Alimentação e Abeberamento de Perdiz-vermelha (UAA), em Escalhão e Ligares.
Em cada um dos territórios foram montadas 6 UAA, seguindo as indicações fornecidas pelo Parque Natural do Douro Internacional. Todas as UAA foram colocadas em funcionamento, tendo sido fornecidos 125 l de água e 38kg de trigo. O terreno no interior das UAA foi limpo, para posterior detecção de pegadas e vestígios de perdizes, confirmando assim a sua utilização.
Aspecto geral de uma UAA
A diponibilização de alimento e água nestes territórios tem como objectivo o aumento das populações de Perdiz-vermelha, e o consequente melhoramento da condição física dos indivíduos reprodutores de Águia de Bonelli e o aumento da sua produtividade.
Pormenor dos bebedouros instalados
Esta é uma acção com algum carácter experimental e é necessário acompanhar de perto o estado de conservação das UAA. Manter uma comunicação próxima com pastores e agricultores é essencial para que entendam a importância desta acção. Convém referir a importância do envolvimento das associações de caça locais em todo o processo, desde a escolha dos locais até ao acompanhamento no terreno para montagem das UAA. Parece-nos de todo o interesse envolver estas associações nesta acção, sobretudo como forma de sensibilizar os caçadores para a importância da gestão de espécies cinegéticas e para obter um compromisso que pode ir desde a fiscalização do estado de conservação das UAA, até à manutenção das UAAs pelas próprias associações, o que exige, claro está, uma monitorização constante por parte da equipa de trabalho do PEAR.
Esta intervenção prevê a instalação de 6 UAA, em 6 territórios de Águia de Bonelli (Picote, Urrós, Bemposta, Lagoaça, Ligares e Escalhão).