Esta acção consiste na construção de duas áreas cercadas com rede para deposição de alimento para aves necrófagas, seguindo plano de construção pré-definido. No interior destas áreas serão depositados cadáveres de pequenos animais oriundos de explorações da região, após controlo pelo veterinário municipal respectivo. Estas infra-estruturas deverão ser construídas em dois dos sectores com maior densidade de casais nidificantes de Britango (Miranda do Douro e Bruçó). Com esta acção pretende-se contribuir para a regularização da deposição ilegal de cadáveres, assim como para o aumento da disponibilidade trófica para o Britango.
Os dois campos de alimentação de abutres serão edificados mediante a realização de obras de construção civil −cercado de 400 m de perímetro (1 ha aproximadamente) rodeado com rede de 2m de altura enterrada a 50 cm de profundidade, 1 portão para automóveis e abertura de acessos de acordo com um projecto técnico obedecendo à legislação específica (Decreto-Lei n.º 04/90 de 20 de Junho). Ambos os campos serão geridos pelos serviços técnicos do PNDI.
A associação ALDEIA tem a seu cargo a construção de um alimentador para aves necrófagas na zona de Miranda do Douro, enquanto que a associação Transumância e Natureza tem a seu cargo a construção de um alimentador na região de Bruçó.
|